terça-feira, 29 de novembro de 2011

O segundo dia (Revisado!)

25/11/11 – Novamente pela manhã, Lucas volta para o quarto cheiroso e limpinho (maternidade é uma maravilha). A amamentação não dá muito certo, apesar do apoio das enfermeiras, e Dani já apresenta fissuras nos seios, devido à pega errada do bebê, que tem de abocanhar não apenas o mamilo, mas tudo em volta dele. Devido aos ferimentos nos mamilos, optamos por mandar Lucas passar a noite no berçário novamente, onde é monitorado o tempo todo e recebe complemento (leite artificial) durante a noite.

O papai fez sua primeira, e bem sucedida, tentativa de trocar fraldas, pois o bebê nem chorou, e ficou todo limpinho.

Além disso, fiz a certidão de nascimento no próprio hospital, que tem um posto cartorário no dentro do prédio – o cartório ligou para o quarto e disse que já estava com a documentação do hospital em mãos e que era só eu descer com identidade minha e da mãe. A certidão saiu em menos de 5 minutos, e gratuita, como manda a lei. Mas acabei pagando a plastificação e uma certidão de nascimento original reduzida, um pouco menor que uma caixinha de CD, mais prática, para levar em viagens, por exemplo. E descobri que não há regras para o sobrenome, que pode ser ao gosto do freguês. Porém, optamos pelo tradicional, ou seja, nome da mãe seguido do nome do pai.

Lucas também tomou a vacina BCG, dessa vez cobrada pelo hospital. No posto de saúde, a vacina é gratuita, mas ficamos com medo de sair com ele sem esta vacina, pois é recomendado que o recém-nascido já saia com todas as vacinas tomadas da maternidade.

No meio da tarde, Lucas foi recolhido pelas enfermeiras ao berçário, para uma série de exames e medições. Logo em seguida, ele voltou para o quarto. Em seguida, chegou o pediatra, que veio conversar com a gente sobre os cuidados com o bebê. Ele nos deu uma cartilha com informações básicas e importantes, que realmente nos ajudarão nos primeiros dias. Porém, mais importante que a cartilha, foram dois conselhos: TRANQUILIDADE e PACIÊNCIA.

Aproveitei a presença dos avós para dar entrada nas licenças e em todas as burocracias necessárias quando nasce uma criança. Como Dani trabalha em frente à maternidade, foi fácil resolver a parte dela.

Lucas recebeu a visita da tia Lílian novamente, dos tios Fernando e Flávia, dos tios Ana e Luis, e da pequena amiguinha Lavínia, e também das tias Marcelle e Silvânia.

Lucas no colo da tia Lílian, e os tios Flavia e Fernando
Dani com a tia Marcelle na foto ao lado


Lucas, espertinho de tudo




Nenhum comentário:

Postar um comentário