terça-feira, 18 de outubro de 2011

O tempo passa, o tempo voa, e a Dani continua de repouso numa boa...

18/10/2011 – Fomos ao obstetra, para mais uma consulta com o Dr Ivan Não Deixa Não. Segundo ele, Lucas continua bem baixo, mesmo estando bem grande. Se Dani continuar de repouso e sem se estressar, diz ele que mantém a previsão do parto entre 29/11 e 10/12. E manteve os remédios que ela está tomando para segurar o moleque. Apesar do repouso, Dr. Ivan liberou a Dani para, às vezes, dar umas voltinhas, mas nada exagerado.

O consultório do Dr. Ivan fica no 13º andar. Quando Dani chegou, pegou o elevador lotado, e uma mulher ao ver o barrigão puxou papo e perguntou de tudo: idade da Dani, mês de gestação, sexo do bebê, nome etc. E Dani tendo de expor sua vida a todos que estavam no elevador com ela. A mulher só saltou no 8º, e as pessoas, a medida que saíam, se despediam da barriga: “Tchau, Lucas!”, “Tudo de bom, Lucas!”... Quando estávamos indo embora, encontramos com a mulher novamente no elevador, que cumprimentou o Lucas e encorajou outros passageiros a também se despedirem da barriga. Segundo essa simpática transeunte, Lucas é nome de moleque arteiro.

[Vazamento mode on] Falei com a moradora do apartamento de cima hoje, que me disse ter encontrado o problema: um ralo mal colocado e no lugar errado. Um dos pedreiros que indicamos já começou a quebradeira para ajeitar tudo. E desde o último vazamento, não pingou mais.

[Telefone mode on] O telefone fixo voltou a funcionar de vez. Parece que a história da última atendente da Oi era verdadeira, sobre uma rotina de manutenção que começou no final de setembro e terminou na semana passada.

[Layout mode on] Quem acompanha o blog desde o início deve ter notado mudanças no design da página. Inspirado no layout do blog da Menina Marina, dei uma fuçada nos recursos e configurações do Blogger e fiz um upgrade no design, incluindo uma série de informações à direita da página. Quem, por exemplo, cadastrar o e-mail no campo ao lado, receberá um aviso sempre que o blog for atualizado.


Som na caixa, DJ!

17/10/2011 – Tentei fazer o Lucas ouvir música pela primeira vez. Pluguei um fone de ouvido no netbook e coloquei o fone na barriga da Dani. Comecei apresentando a ele Johann Sebastian Bach, o maior expoente da música barroca e meu compositor preferido. Coloquei logo os Concertos de Brandeburgo (BWV 1046-1051), mas ele pouco se manifestou, pois quase não mexeu. Ou ele sujou a fralda para o Bach, ou ficou quietinho curtindo bastante.

Concerto de Brandeburgo No. 3 – BWV 1048


Depois, apresentei a ele Wolfgang Amadeus Mozart (batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, você sabia?), o maior compositor do período clássico. Coloquei para tocar Quarteto para Piano No. 1 em G menor, K. 478, considerada a primeira peça importante composta para quarteto de piano no repertório de música de câmara. Um clássico. Lucas se animou bastante com a música, principalmente com o movimento Allegro da peça. Ou ele odiou Mozart ou adorou. Deve ter gostado, pois já li que Mozart é unanimidade entre bebês.

Quarteto para Piano No. 1 em G menor, K. 478

Ainda quero apresentar a ele Vivaldi, Chopin, Schubert, Beethoven, Wagner, Tchaikovsky e até Piazzola, antes de lhe mostrar a “baixaria” (rock, R&B, reage etc). Vamos ver do que ele vai gostar mais.

Fim de semana agitado

15/10/2011 – Recebemos em casa nossos padrinhos Talita e Marcos, e o pequeno Enzo (do Blog do Filhote, citado na lista de blogs), que nasceu em 10/08/10, em Madrid, um dia antes do aniversário da Dani. Agora que estão morando em SP, fica mais fácil revê-los. Desde o feriado de Corpus Cristi que não os víamos.

Enzo está uma graça. É um bebê muito bonzinho e tranquilo, e adora portas e gavetas na sua altura, para poder abrir e fechar. Ele também gosta muito de tapetes. Aqui em casa, adorou o banheiro social, por causa do tapete fofinho e das portas baixas do armário sob a pia. Foi difícil tira-lo do banheiro. Enzo gostou muito também do meu mouse sem fio, que o entreteu boa parte do tempo.

Segundo Talita e Marcos, os pediatras da Europa têm filosofias bastante diferentes dos pediatras brasileiros. Uma das principais recomendações da pediatra espanhola do Enzo foi não ficar com o bebê dentro de casa o tempo todo. A partir do TERCEIRO dia de vida, é preciso sair com ele, para pegar “el aire de la calle” (o ar da rua!). Por aqui, a maioria dos pediatras tupiniquins desencorajam os pais a saírem na rua com recém-nascidos.

Como tudo na vida, acredito que nem 8 nem 80; o meio-termo é o melhor caminho. Assim, não devemos ficar três meses enclausurados dentro de casa com um bebê, mas também não devemos levá-lo para ambientes como hospitais e aeroportos, nem para grandes aglomerações, como fez a sem noção da Cláudia Leite, fazendo com que seu filho pegasse uma meningite numa micareta. Mas acho que essa mentalidade brasileira está mudando, porque tenho visto muito recém-nascido nas ruas.

Ainda neste sábado, recebemos as visitas dos meus cunhados, Lílian e Marcelo, e dos primos Diogo e Camila, que nos entregaram os convites do chá-de-panela e do casamento, em dezembro. Parabéns aos dois! Infelizmente, não poderemos ir ao chá, nem ao casamento, se a previsão de parto do Dr Ivan estiver correta (ver acima e à direita no site).

Os cunhadinhos


Os noivos


16/10/2011 – No domingo, recebemos as ilustres visitas dos nossos padrinhos Wiliam e Poliana. Lucas perdeu a timidez, e mexeu bastante para a tia Poliana ver e sentir, ao contrário de sábado, em que ele deixou as visitas a ver navios. Ele não quis se mexer para os primos Diogo e Camila.